Seminário Integrado


Acreditamos na Ação da Educação

Ao finalizar a primeira etapa da disciplina Seminário Integrado e, após a compilação, tabulação dos dados recolhidos na pesquisa socioantropólogica, realizada em abril de 2012, através de um questionário composto de 38 questões dividas em três blocos: Perfil Pessoal, Perfil Profissional e Perfil Social aplicado aos 73 alunos  das turmas 3101 e 3102 do E. M. Normal do Cristóvão concluímos que a maioria dos alunos  são do sexo feminino, isto é 93% e apenas 7% são do sexo masculino. A partir desse dado podemos levantar uma hipótese: a Educação Básica é constituída  de professoras e por isso o salário é baixo? A idade  da maioria dos entrevistados está concentrada: 14  a 16 anos e apenas 7% tem mais de 17 anos e apenas uma aluna tem 32 anos, fator aceitável por se tratar de um curso profissional.
  Em relação a estrutura familiar a maioria dos alunos moram com a família constituída de pai, mãe e irmãos e apenas 20% informou que mora só com a mãe ou pai  e irmãos; um aluno mora com a avó e duas alunas com o marido e filhos. Igualmente  fazem programas de lazer com a família e amigos nos finais de semana. 62% possui casa prória e 38% moram em casa alugada.
Em relação a  procedência verificamos que os alunos moram em 49 bairros diferentes de Caxias do Sul e uma aluna mora  no município de Flores da Cunha;  aqui também levantamos a hipótese de que essa grande diversidade se deve ao de ser o único curso normal público da Serra?
Que 90% escolheu o Curso Normal porque se  identifica com a profissão de ensinar. Também a maioria já trabalha na educação como aprendiz e estágio remunerado; fator esse que impõem aos mesmos uma jornada pesada, "pois nas escolinhas é bem puxado".
Boa Parte dos alunos desejam fazer faculdade na área da educação. As disciplinas de maior interesse são: Matemática, Literatura e História.
O contato com tecnologias como celular, internet  e televisão é expressivo, mas tem alunos que não tem acesso à internet, computador e celular.
Podemos concluir que os alunos do Ensino Médio Normal tem gosto musical variado,  vem de diferentes lugares e trazem modo de viver e saberes diferentes, mas com o mesmo objetivo: ir em busca de um futuro melhor para si e para o seu país através da profissão que escolheram, mesmo que precocemente. SER EDUCADOR E FAZER A DIFERENÇA!
                                          Texto escrito por muitas mãos numa uníssima voz. 3101 e 3102. Revisado Pela Professora Laurinha Schmitt de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário